Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Medievalis?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Serão aceitos artigos nos idiomas: português, inglês, espanhol, alemão e francês. É importante ressaltar que os artigos enviados deverão passar pela aprovação dos membros dos conselhos e que a temática deve ser relacionada ao medievo.

Geral:

As normas para publicação devem estar em consonância com as regras estipuladas pela ABNT: fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; margens de 3cm. O artigo deverá conter, no mínimo 10 e, no máximo, 30 laudas, incluindo a bibliografia final.

Resumo:

Todos os artigos devem apresentar um resumo em português e outro em língua estrangeira de 150 a 300 palavras, acrescido de até 5 palavras-chave em ambas as línguas localizadas abaixo dos respectivos resumos. Para artigos publicados em outras línguas que não o português, deverá haver um resumo na língua em que o artigo foi escrito, e outro, em outra língua (preferencialmente português).

Título:

O título do artigo deverá estar em negrito, centralizado, em Times New Roman tamanho 12 em caixa alta. O nome do autor deve vir abaixo, com espaço de uma linha, em tamanho 11, com recuo à direita. Ao lado do nome do autor deve haver uma nota de rodapé que conterá os seus dados: título, instituição de origem, programa de pesquisa, agência financiadora, site e e-mail, e quaisquer outras informações relevantes.

Notas:

As notas de rodapé devem ser escritas em tamanho 10.

As notas de rodapé são reservadas exclusivamente para dados explicativos.

O uso do itálico é reservado estritamente para palavras em língua estrangeira incluídas no texto.

O uso das aspas deve ser direcionado para destacar expressões e citações em corpo de texto com até três linhas.

Citações:

Citações ou traduções no corpo do texto maiores do que 3 linhas deverão intercalar-se alinhados a 4cm da margem esquerda, em tamanho 11 e com espaçamento 1 entre as linhas citadas e 1,5 entre tais porções intercalares e as partes superior e inferior do texto.

As citações no corpo de texto devem seguir o formato: (AUTOR, ano: página).

  • Exemplo: (ZIEGELER, 2009: 259).

Caso o autor utilize abreviações, estas deverão vir indicadas em lista, no início das referências bibliográficas

  • Exemplo: ZrP – Zeitschrift für romanische Philologie.

Imagens:

As imagens do artigo, quando houver, deverão compor o corpo do texto em formato JPEG contendo as indicações bibliográficas e posse dos direitos autorais. Informações da imagem: Titulo e numeração da imagem (Exemplo: Imagem 1: Newgrange) em negrito e outras informações sobre a mesma, ambos em Times New Roman tamanho 11.

Resenhas:

1. As resenhas devem conter até no máximo 03 laudas.

2. Os textos devem abarcar obras sobre os Estudos Medievais publicadas em, no máximo, 5 anos.

3. A primeira linha da resenha deve apresentar o título da obra resenhada. Na linha posterior deve seguir a referência bibliográfica completa e na linha subseqüente o nome do(a) resenhador(a) da obra.

4. As referências devem aparecer em nota de rodapé, em estrita conformidade com as regras da ABNT.

5. As colaborações devem ser enviadas em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e com margens de 3 cm. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto, sem aspas, compondo parágrafo com recuo, à esquerda, de 1,5 cm, com tamanho de fonte 11 e espaçamento simples.

 

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas devem seguir o formato abaixo:

  • Para livro: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do livro (negrito). Edição (se não for a 1ª.). Cidade: Editora, Ano.

Exemplo: DETIENNE, Marcel. Comparar o incomparável. Aparecida: Idéias & Letras, 2004

  • Para capítulo de livro do mesmo autor: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do capítulo. In (itálico): ___. (3 traços sublinhados). Título do livro (negrito). Edição (se não for a 1ª.). Cidade: Editora, Ano. p. inicial e final do capítulo.

Exemplo: BURKE, P. Métodos e modelos: comparação. In: ___. História e teoria social. São Paulo: UNESP, 2002. p. 39-46.

  • Para capítulo de coletânea de vários autores: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do capítulo. In (itálico): SOBRENOME  (caixa alta), Prenome do organizador / editor (caixa normal). Título do livro (negrito). Edição (se não for a 1a.). Cidade, Editora, Ano. p. inicial e final do capítulo.

Exemplo: LINHARES, M. Y. L. Possibilidades da História Comparada no Brasil. A história agrária como uma experiência de pesquisa. In: CHEVITARESE, A. L. (org.). O campesinato na História. Rio de Janeiro: Relume Dumará – FAPERJ, 2002. p. 141-150.

  • Para artigo de periódico: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do artigo. Título do Periódico (negrito), Cidade, v., n. (se tiver), p. inicial e final do artigo, ano.

Exemplo: THEML, N.; BUSTAMANTE, R. M. da C. História Comparada: olhares plurais. Phoînix, Rio de Janeiro, v. 10, p. 9-30, 2004.

  • Hipertextos ou artigos em forma de hipertextos: Referência do Artigo. Disponível em: <link> acessado a Data (dia, mês e ano)

Exemplo: TELO, A.J. Reflexões sobre a Revolução Militar em Curso. Nação e Defesa, nº103, 2002, Lisboa: Europress, Disponível em: < http://www.idn.gov.pt/publicacoes/nacaodefesa/textointegral/NeD103.pdf > acessado a 12 de Novembro de 2013. 

Aviso:

O não cumprimento das normas acima estipuladas implicará na devolução do artigo ao autor, para que este faça os ajustes necessários.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.